A trava de alta com put que também é uma trava de crédito, se você já leu meu artigo anterior sobre o outro tipo de trava de crédito, a trava de baixa com call ou call trava de crédito, você irá notar que o processo aqui é muito parecido, a única coisa que muda é a opção usada, neste caso a put e a direção que agora é de alta.
Vamos analisar como os vendedores de opções puts usam as travas para evitar grandes perdas, diminuir os riscos das operações e ainda receber crédito com a venda de opções.
Assim como o vendedor da call, o vendedor da put também está interessado em gerar renda e pode também optar pelo uso de travas, para limitar o risco de cada operação.
Para montar uma trava de crédito com put, o processo é o mesmo, além de uma opção ser vendida e o investidor receber um crédito (prêmio), outra opção é simultaneamente comprada o que gera um débito, que reduz o prêmio da operação, mas limita o risco e assim a trava é formada.
Neste artigo vou explicar a trava de alta com put e comparar a venda de uma opção put a seco com a venda de uma put trava de alta.
Trava de Alta Com Put x Venda de Put a Seco
No caso na trava de alta com put, o investidor que está otimista com um determinado ativo e simplesmente não acredita que o papel cairá muito, pode vender uma opção put, para apostar na alta desse papel e consequentemente receber um crédito na conta por essa operação, com risco no caso de o ativo desvalorizar.
Caso queira limitar esse risco, essa pessoa pode compra simultaneamente outra opção e criar uma trava de alta com put. Essa estratégia também é conhecida como put trava de alta, put trava de crédito, put credit spread ou put bull spread.
Veja a estudo abaixo, onde eu comparo a venda de uma put a seco com a venda de uma trava de alta com put.
Venda de Put a Seco
Observe na figura 1 a venda de uma put a seco e fora do dinheiro, perceba que o preço da ação está $10 e o strike price ou preço de exercício da put é de $8, o valor da opção é de $2 valor unitário ou $200 para um lote de 100 opções.
Apesar de ter um risco alto, esse risco não é ilimitado, pois se a empresa quebrar e a ação chegar a zero o prejuízo máximo para o vendedor da opção é de $6 ou $600.
Esse calculo é feito com o valor da ação a zero menos o strike da opção vendida $8, o prejuízo nesse exemplo seria de $8, mas como o vendedor inicialmente recebeu $2 pela venda, o prejuízo nesse caso seria é $6 ou $600 por um contrato.
Veja na figura 2 o gráfico de possível lucro e risco desta operação (pay-off), o lucro máximo para o vendedor de opções é sempre o crédito inicial recebido, neste exemplo, é de $2 ou $200, que é o crédito recebido pela venda da opção.
Se a ação ficar acima de $8 até o vencimento a opção expira sem valor e o vendedor da opção embolsa os $200.
Trava de Alta Com Put
Para diminuir o risco com a venda da opção put a seco, é possível fazer uma trava de alta com put ou uma put trava de alta.
Veja na figura 3 como ficaria essa operação, no momento da venda da opção com strike $8, você poderia simultaneamente comprar outra opção put, mais abaixo ou mais fora do dinheiro, neste exemplo está a compra da put com strike $6 por um valor de $1 e a trava está montada.
Na figura 4 está o gráfico de risco e lucro dessa operação. Você recebeu $2 pela venda da put strike $8 e, ao mesmo tempo, pagou $1,00 pela compra opção com strike de $6, seu saldo de crédito agora é de apenas 1,00 ou $100 para um contrato.
O seu lucro máximo agora é de apenas $1,00 ou $100, que é o crédito recebido pela venda da trava. Mas o seu potencial de risco diminuiu bastante para $1 ou $100 pelo contrato, veja a linha vermelha do gráfico com limite de perda.
Prejuízo máximo
O prejuízo máximo como já mencionei é de $1 valor unitário ou $100 por um lote, esse prejuízo irá ocorrer quando a ação fechar abaixo de $6, que é quando a trava atinge o valor máximo, mesmo a ação chegando a zero essa trava vai valer no máximo $200.
Se esse cenário ocorrer você terá que pagar $2 ou $200 para fechar a trava e como recebeu $100 inicialmente, seu prejuízo máximo é de $100.
Break-Even ou Ponto de Equilíbrio
Se o ativo estiver cotado a $7, essa trava vai valer $1 ou $100, se isso acontecer e você fechar a trava, você termina empatado, recebeu $100 inicialmente e pagou $100 para fechar, saldo final é de zero.
Lucro máximo
O lucro máximo ocorre quando a ativo está acima da opção vendida, neste caso $8, se isso acontecer as duas opções expiram sem valor fora do dinheiro e o vendedor da trava fica com o valor total recebido inicialmente de $100.
Pontos positivos:
- A trava de crédito limita o risco para o vendedor de opções, o ativo pode desvalorizar muito e causar uma perda substancial e o uso de travas pode evitar isso.
- Diminui margem, a venda de opções a seco envolvem chamada de margem e parte dos ativos do operador pode ficar bloqueado como garantia, com as travas e se a corretora entender bem o funcionamento das opções, isso não ocorre.
Ponto Negativo:
- Diminui o crédito para o vendedor da opção a seco.
Espero ter ajudado você a entender o funcionamento da trava de alta com put. Muito obrigado por acessar nosso site, se você gostou desse conteúdo por favor deixe um comentário e compartilhe e compartilhe esse artigo.
Ótimo conteúdo.
Obrigado por compartilhar….