A trava de baixo é muito utilizada no mercado de opções. No primeiro artigo desta série sobre trava de opções, eu expliquei sobre a trava de alta com call e fiz uma breve introdução sobre o motivo de usar travas, vale a pena ler o artigo, clique aqui para acessar.
No artigo expliquei que as travas foram criadas para aumentar a flexibilidade e possibilitar um melhor gerenciamento de risco na hora de operar opções, com isso a estratégia possibilita ao investidor diminuir os custos na hora de operar opções.
Para isso além de uma opção ser comprada, outra opção é vendida. Esta opção vendida adiciona um crédito, o que reduz o custo da operação. O resultado é uma trava de débito.
Trava de Baixa Com Put
No caso da trava de baixa com put, uma pessoa que está pessimista com um determinado ativo pode compra uma opção de venda put, para apostar na baixa desse papel, para isso essa pessoa tem que pagar pela opção (débito).
Caso queira diminuir o custo da operação, você pode vender simultaneamente outra opção, assim terá o custo e reduzido e continuará apostando na baixa, além de put trava de baixa, essa estratégia também é conhecida como trava de débito com put, put trava de débito ou put bear debit spread.
Put a seco x Put Trava de Baixa
Veja a estudo abaixo, onde eu comparo a compra de uma put a seco versos a compra de uma put trava de baixa.
Compra da Put a Seco
A figura 1 mostra com como funciona a compra de uma opção de venda put a seco e fora do dinheiro, perceba que o preço da ação esta $10 e o strike price ou preço de exercício da put é de $8, o custo da opção é de $2 valor unitário ou $200 para um lote de 100 opções.

O risco máximo de quem compra uma opcão é sempre a valor inicial pago, na figura 2 está o gráfico de possível lucro e risco desta operação (Pay-off), perceba que o risco máximo é de $2 ou $200, que é o valor pago pela opção.
Já o potencial de lucro é alto, se a ação chegar a $3 antes do vencimento da opção, o detentor da opção pode ganhar até $3 ou $300, ganho com a valorização da opção menos o valor inicial pago.


Trava de Baixa Com Put
Agora vamos ver como montar uma trava de baixa e, porque fazer isso. Se o investidor quiser diminuir o custo inicial dessa operação, é possível fazer uma trava de baixa com put ou uma put trava de baixa.
Veja na figura 3 como ficaria essa operação, no momento da compra da opção com strike $8, você poderia simultaneamente vender outra opção put, mais abaixo ou mais fora do dinheiro.

Na figura 4 está o gráfico de risco e lucro dessa operação. Você pagou $2 pela compra da put strike $8 e, ao mesmo tempo, recebeu o crédito de $1,50 pela venda da opção com strike de $7, seu débito agora é de apenas 0,50 ou $50 para um contrato.

O seu risco máximo agora é de apenas $0,50 ou $50, que é o valor pago pela trava. Mas o seu potencial de lucro se tornou limitado, veja que a linha verde do gráfico agora sobe até um limite, se você olhar na figura 1, compra da opção a seco, você ganha até a ação chegar a zero. Vamos agora fazer os cálculos dessa operação put trava de baixa.
Valor máximo de uma trava de baixa com puts
Uma trava de put (trava de baixa) atinge o seu valor máximo quando a ação ou ativo subjacente desvaloriza e desce abaixo do strike da put vendida, neste exemplo $7 e se há pouco tempo restante até o vencimento das opções.
O cálculo é feito com o (preço de exercício da put comprada – preço de exercício da put vendida), ou seja, $8-$7=$1, então essa trava pode valor no máximo$1 ou $100 para um contrato no vencimento.
Lucro Máximo da Trava
Lucro máximo: (Valor máximo da trava calculado acima) – (Valor pago pela trava).
Eu aconselho a fechar as travas antes do vencimento para não gerar custos adicionais com exercício das opções. Então, como você pagou um débito para comprar a trava e iniciar a operação, agora para fechar e sair da operação você tem que vendê-la e receber um crédito, como em um comércio você compra por um preço e vende mais caro para ter um lucro.
Para sair dessa operação com lucro você tem que fechar a trava por um crédito no valor maior do que você pagou por ela.
O cálculo de lucro máximo aqui é similar ao da trava de alta com call, pois ambas são travas de débito.
Para saber o possível lucro máximo na operação basta calcular o valor máximo que a trava pode chegar menos o custo inicial que você pagou pela trava.
Neste exemplo, vimos acima que o valor máximo que essa trava pode chegar é $100. Então, para calcular o possível lucro máximo, se você estiver certo na direção de baixa que você apostou, basta pegar o valor máximo que a trava pode chegar $100 e diminuir o custo inicial pago pela trava $50
Lucro máximo: nessa operação o lucro máximo seria de $50 ($100-$50).
Resumo dos cálculos
Custo da Trava: $50
Valor máximo que a trava pode chegar: $100
Lucro máximo possível: $50
Pontos Positivos e Negativos
Ponto positivo:
Diminui o custo inicial, se a operação der errado e o ativo não desvalorizar o comprador da put a seco perderia $200 e o comprador da trava perderia somente $50.
Ponto Negativo:
O ponto negativo é que a trava fixa um limite de ganho, enquanto o comprador da put a seco tem um potencial de lucro maior, o comprador da trava terá um lucro máximo de $50.
Espero ter ajudado você a entender o funcionamento da trava de baixo com put. Muito obrigado por acessar nosso site, se você gostou desse conteúdo por favor compartilhe.




grande e surpreendente blog. Eu realmente a intenção de graças, por nos
fornecer melhor info.