O que são opções, como funciona o mercado de opções e como surgiram as opções? A História mostra dois momentos em que, talvez, explica como surgiu uma opção e como o uso de opções ocorreu pela primeira vez: o primeiro, uma estratégia utilizada por Tales de Mileto, e o segundo, a bolha de tulipas de 1637.
Essa história pode nos ajudar a atender o que é o mercado de opções e como ele funciona.
O que é o mercado de opções?
A história nos ajuda a entender o que são as opções, Aristóteles menciona Tales em sua obra “A Política”, escrita por volta de 350 a.c. Tales é mencionado em uma das seções, na qual Aristóteles descreve como alcançar o monopólio em qualquer aspecto dos negócios.
A história é que Tales, um ávido filósofo e astrólogo, usou o seu conhecimento em matemática e em astrologia e previu que a colheita de azeitonas do ano seguinte seria mais abundante do que o habitual.
Uma vez colhidas as azeitonas, elas precisam ser processadas com prensas e ele previu que a demanda pelas prensas poderia aumentar substancialmente.
Tales negociou com os proprietários das prensas e pediu que eles lhe vendessem o direito de usá-las durante a estação da próxima colheita, oferecendo em troca um pequeno depósito (prêmio), a fim de garantir o direito de uso na próxima safra a um preço acordado.
Os proprietários aceitaram, porque, se Tales decidisse usar as prensas, ele também iria pagar o preço normal que todos os produtores pagavam, e caso decidisse por não as usar, os proprietários ficariam com o depósito pago e poderiam alugar as prensas para outros produtores, como eles faziam todos os anos. Esse é um exemplo de como funciona o mercado de opções na prática.
No final, Tales estava certo e o ano seguinte foi de grande colheita e de uma enorme produção de azeitonas. Como ele, então, possuía o direito de uso das prensas, conseguiu vender seus direitos de usá-las para outros produtores e obteve um lucro enorme.
Apesar de o termo opção de compra não ter sido usado, Tales de Mileto talvez tenha criado a primeira opção de compra call, tendo as prensas de azeitona como um ativo subjacente. Termo que é usado hoje no mercado de opções de ações na bolsa.

Como funciona o mercado de opções para especulação
Um dos usos mais notáveis dos contratos de opções na História ocorreu durante a bolha de tulipas de 1637, na Holanda – isso mesmo, uma flor. O uso da tulipa tornou-se popular e virou símbolo de status, porque a flor era usada pela aristocracia holandesa, uma mania que acabou se espalhando por toda a Europa.
A demanda pelas tulipas cresceu tanto, que muitos produtores e investidores entraram em contratos futuros e contratos de opção de compra. Foi até criado um mercado secundário, como a bolsa de valores, em que as pessoas podiam especular no preço.
Os produtores pegaram muito dinheiro emprestado, muitos deles usaram as próprias casas como garantia, para investirem em suas plantações de tulipas.
Com tanta especulação e alavancagem, o resultado não podia ser outro, a demanda de repente acabou e a bolha explodiu. Muitas pessoas perderam suas casas, o que resultou em uma das maiores recessões da economia holandesa.
Naquela época, os contratos de opções não eram regulamentados como hoje e muitos não foram cumpridos.
Mercado de opções na bolsa hoje

Em 1791 foi criada a bolsa de valores de Nova Iorque, a NYSE (New York Stock Exchange). Nesse período, para encontrar compradores e vendedores de opções, os representantes das corretoras encontravam-se no balcão de negócios, e às vezes até divulgavam os contratos de opções em anúncios em jornais para atrair investidores.
O mercado de opções continuou em expansão, mas ainda não era padronizado, contratos não tinham as mesmas datas de validade e os termos eram diferentes, o que dificultava muito a negociação.
A partir de 1973, um novo mundo surgiu para os investidores. A CBOE, Chicago Board Options Exchange, foi a primeira bolsa a padronizar os contratos para melhorar a liquidez.
Por exemplo, todos os contratos de qualquer empresa passaram ter a mesma validade e também cada contrato passou a corresponder à quantidade de 100 ações; as regras de padronização também passaram a ser definidas pela bolsa de valores, onde as opções são comercializadas.
A internet e o crescente número de corretoras online, que, junto com a padronização, ajudou a expandir o uso de opções, que continua a crescer em popularidade nos Estados Unidos e que começa a crescer também no Brasil. Acesse nosso blog e aprenda mais sobre o mercado de opções.
Texto do livro “Renda Passiva e Mensal com Ações”.



